OVOS

Comissão Europeia convocará reunião sobre escândalo de contaminação de ovos

A convocação chega depois que a Holanda emitiu um alerta europeu após descobrir remessas de ovos contaminados com fipronil

EFE/Wu Hong

Bruxelas, 11 ago (EFE).- A Comissão Europeia, o órgão executivo da União Europeia (UE), anunciou nesta sexta-feira que convocará uma reunião em Bruxelas para tratar do caso dos ovos contaminados com fipronil, e convidarão para a mesma os ministros dos países-membros do bloco afetados pelo problema e as agências europeias de segurança alimentar.

O encontro acontecerá antes do fim de setembro, mas ainda não há uma data concreta, confirmaram à Agência Efe fontes europeias.

A reunião foi proposta através de alguns meios de comunicação pelo comissário europeu de Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, que já manteve contatos com os ministros alemão, belga e holandês.

A convocação chega depois que a Holanda emitiu um alerta europeu no dia 2 de agosto após ter descoberto remessas de ovos contaminados com fipronil, um inseticida proibido na cadeia alimentar.

As autoridades holandesas assinalaram que o produto foi exportado pela Bélgica, onde também estão sendo encontrados ovos contaminados. Agora, os dois países vizinhos se acusam mutuamente de responsabilidade pela origem da crise que atinge 13 nações europeias.

Não obstante, os especialistas e as autoridades sanitárias asseguram que, apesar de os níveis de toxicidade encontrados em alguma remessas de ovos superarem o limite permitido na cadeia alimentar, essas taxas não representam perigo para a saúde humana.

Twitter: efeagrobrasil