EXPORTAÇÕES COLÔMBIA-UE

Exportações agrícolas colombianas para a Europa crescem 29% no primeiro quadrimestre

Dentre os produtos com mais destaque de crescimento estão a banana, as flores, o abacate e as frutas secas.

EFE/Kote Rodrigo

As exportações agrícolas colombianas para a União Europeia (UE) aumentaram 29% no primeiro quadrimestre deste ano, alcançando cifras de 683 milhões de euros (cerca de 754 milhões de dólares), segundo dados oficiais.

O setor agrícola também registrou um superávit comercial de 576 milhões de euros (636 milhões de dólares) entre janeiro e abril deste ano com a UE, destacou em nota o escritório da união na Colômbia.

Os números oficiais foram divulgados pelo órgão de estatísticas da UE (Eurostat) em comemoração ao segundo aniversário  do acordo comercial com a Colômbia, que aconteceu neste sábado, dia 1º de agosto.

“Temos notado que a agricultura colombiana é um dos setores que mais se beneficiou com o acordo comercial, pois seus produtos agrícolas puderam entrar na UE sem avaliações ou até com acesso preferencial”, destacou a embaixadora da UE na Colômbia, Maria Antonia van Gool.

Os produtos agrícolas que mais se destacaram em exportações neste primeiro quadrimestre de 2015 foram a banana, que teve 297,7 milhões de euros (327,7 milhões de dólares) em vendas e um aumento de 18% em relação às exportações de flores, que cresceram 22% até os 58 milhões de euros (63,8 milhões de dólares).

Também cresceram as exportações de café solúvel (27%), abacate (147%), cacau e seus derivados (43%), frutas tropicais (22%) e frutas secas comestíveis (134%).

Não apenas no campo do agronegócio, também houve aumento nas exportações de produtos têxteis e manufaturas do país, ambos em aproximadamente 5% nos quatro primeiros meses do ano.

A nota também informou que nos primeiros 21 meses de acordo entre a Colômbia e a UE as exportações de produtos agrícolas já somaram cerca de 3 bilhões de euros (aproximadamente 3,3 bilhões de dólares).

Twitter: efeagrobrasil