EXPORTAÇÃO

Exportações brasileiras de café caem 25% em abril

O presidente da entidade exportadora de café afirmou que é comum, no período de entressafra, que as exportações caiam por conta de haver menos estoque

(Foto: EFE/Ulises Rodríguez)

Dados divulgados nesta quarta-feira (11/05) pelo Conselho dos Exportadores de Café (CeCafé) mostraram que as exportações brasileiras de café no mês de abril contabilizaram 2,4 milhões de sacas de 60 quilos, o que representa uma queda de queda de 25% em relação ao mesmo mês de 2015.

Segundo a entidade, as vendas renderam R$ 352,2 milhões de dólares, 34,3% a menos que abril do ano passado. No acumulado dos quatro primeiros meses de 2016 a variedade arábica representou 87,2% das vendas ao exterior, seguida pelo café solúvel (10,4%) e a variedade robusta (2,3%), enquanto o grão tostado e moído responde por apenas 0,1%.

Estados Unidos e Alemanha foram os principais compradores do produto no período entre janeiro e abril, tendo adquirido, cada um, 18% do volume de exportação. Itália e Japão vieram logo em seguida, com 9% e 8%, respectivamente.

Nelson Carvalhaes, presidente da CeCafé, explicou que a colheita 2015/16 está chegando ao fim e que, no período de entressafra, é normal que se observe uma queda dos estoques disponíveis para exportação, sobretudo em um ano de menor produção. Segundo ele, a redução dos estoques também era esperada pelo bom desempenho das exportações ao logo do ano e do consumo interno, mas a expectativa é que o mercado volte a crescer nos próximos meses.

Marcados com: , ,
Publicado em Economia

Twitter: efeagrobrasil