AÇÚCAR

Guiana investe 19 milhões de dólares para revitalizar indústria de açúcar

Crescimento econômico nacional está inevitavelmente relacionado à industria de açúcar, avalia o governo

Foto: EFE/Cézaro De Luca

O Governo da Guiana investiu 19 milhões de dólares na revitalização da sua indústria açucareira, anunciou hoje o primeiro ministro do país, Moses Nagamootoo.

Nagamootoo disse durante um discurso na Conferência Nacional de Agricultores de Cana que a iniciativa é uma resposta ao objetivo de melhorar o setor.

“Demos à indústria açucareira 4 bilhões de dólares guianenses como resgate logo após descobrir que a estatal Corporação de Açúcar da Guiana (GuySuCo, na sigla em inglês) não possuia nem um centavo para pagar salários”, indicou o ministro.

Segundo relata em um discurso publicado no site do Governo Guianense, a direção da corporação prejudicou a indústria durante o passar dos anos, o que forçou o país a “criar uma comissão para investigar as operações da GuySuCo” e a nomear uma nova junta diretiva.

“Não é segredo que a GuySuCo contribui de forma significativa para a economia e para a sociedade do país, a tal ponto que o crescimento econômico nacional está inevitavelmente relacionado à industria açucareira. Por isso devemos assegurar que ela não fracasse”, afirmou o primeiro ministro.

Em 2014, a GuySuCo produziu  216.147 toneladas de açúcar e prevê que esse ano a produção aumente para 240 mil toneladas, segundo Nagamootoo.

“De olho no futuro, devemos desenvolver novas formas de produção de açúcar para aumentar o rendimento e os investimentos”, avalia o primeiro ministro.

Marcados com: , ,
Publicado em Agricultura

Twitter: efeagrobrasil