VINHO MADEIRA

Madeira, vinho único e maduro à conquista do mundo

Só no ano passado, uma garrafa deste vinho chegou a ser vendida por 19.600 dólares, um recorde.

EFE

Elaborado em uma pequena ilha em meio ao Oceano Atlântico, sob condições bastantes singulares, o vinho do arquipélago português da Madeira conquista os paladares de todo o mundo com seu sabor único e sua característica longeva, ambas nascidas em alto mar.

A famosa casa de leilões Christie’s continua contribuindo com o aumento da notoriedade internacional dos vinhos da Madeira – só no ano passado, uma garrafa deste vinho chegou a ser vendida por 19.600 dólares, um recorde.

“O vinho Madeira se destaca por sua autenticidade, sua longevidade e sua resistência, ao contrário de outros vinhos, que têm o oxigênio como inimigo. O Madeira está acostumado a lidar com esta condição em todo o seu processo de produção”, explicou ao EFEagro um porta-voz do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM).

Segundo dados do IVBAM, em 2015 a comercialização do vinho Madeira chegou aos 20,1 milhões de dólares, el valor mais alto desde 2001. La parte dedicada à exportação supera os 15,6 milhões. Os países que mais recebem o produto são França, Reino Unido, Estados Unidos e Japão.

A limitada capacidade de produção do vinho Madeira, devido às reduzidas dimensões da ilha, não impediram que a bebida tenha conseguido se fortalecer com um nome de prestígio em alguns dos maiores mercados consumidores de vinho como os Estados Unidos e a França.

Além de tudo, o Madeira é um dos produtor ao qual históricamente a ilha é conhecida para além de suas fronteiras, sem deixar de considerar as flores e frutas como a banana e o maracujá que ampliam os cultivos da ilha que guarda uma tradição vinícola há mais de cinco séculos.

Twitter: efeagrobrasil