ECONOMIA

Agropecuária impulsiona pequeno crescimento do PIB brasileiro, segundo IBGE

PIB cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2018 e superou as expectativas de analistas, que contavam com a alta do dólar e a greve dos caminhoneiros como fatores prejudiciais ao crescimento econômico.

Foto: EFE/Wu Hong

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, o crescimento do PIB brasileiro foi de 0,4% no primeiro trimestre em relação aos três meses anteriores e agropecuária foi o setor que puxou o índice positivamente, superando as expectativas de analistas e do próprio governo.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB cresceu 1,2%. Após o período de recessão brasileira entre 2015 e 2016, a economia, em 2017, aumentou 1,7%. Para este ano, as projeções não estavam otimistas diante da greve dos caminhoneiros e a alta do dólar.

No entanto, o setor agropecuário registrou números positivos neste primeiro trimestre, ainda que um pequeno aumento de 1,4% em relação aos três meses anteriores. Isso garantiu um índice positivo da economia.

Mas em relação ao mesmo período do ano passado, a agropecuária caiu 2,6%, o que contrariou  as expectativas dos produtores que, em maio, durante a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, a Agrishow, apostavam em um aumento do setor para o Brasil.

A indústria oscilou 0,1% neste primeiro trimestre, mas teve alta de 1,6% se comparado ao mesmo período do ano passado. O dado não surpreendeu analistas e economistas, que já esperavam uma queda do setor este ano, considerando 2017 um ano de alta produção e o início de 2018 com o setor estagnado.

O consumo das famílias cresceu 0,5% em relação a 2017, ainda que a baixa na taxa de juros para 6,5% tenha aumentado o crédito.

 

Marcados com: , ,
Publicado em Agricultura

Twitter: efeagrobrasil