AFTOSA

Vacinação contra febre aftosa começa nesta sexta-feira (15) em Rondônia

Vacinação contra aftosa ocorre entre os dias 15 de abril e 15 de maio e deve ser realizada em animais de até 24 meses de idade.

Foto: EFE/Lavandeira Jr

O Ministério da agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou nesta quinta-feira (14) o início da vacinação obrigatória contra febre aftosa em Rondônia.

A vacinação ocorre entre os dias 15 de abril e 15 de maio e deve ser realizada em animais de até 24 meses de idade.

Em Roraima, a campanha já começou e vai até o fim deste mês e a previsão é que os dois estados vacinem, juntos, cerca de 6,3 milhões de bovinos e bubalinos.

A Coordenação-Geral de Programas Sanitários do Mapa lembra “os produtores são responsáveis pela imunização do próprio rebanho” e que “depois de vacinar os animais, devem fazer uma declaração, com informações sobre a faixa etária dos animais imunizados, e entregar o documento nas unidades locais de atenção veterinária do estado”.

Em março, a campanha contra a febre aftosa começou no Amazonas e no Pará, que concentram cerca de 10% do rebanho brasileiro, de cerca de 214 milhões de animais. Em maio, a vacinação será obrigatória na maioria dos estados e no Distrito Federal

Marcados com: ,
Publicado em Pecuária

Twitter: efeagrobrasil